Fotografia é uma coisa que tem se tornado muito popular. Talvez por ser uma forma de arte que possibilite de nos expressar, talvez uma fonte rentável, talvez um hobbie tímido ou mesmo uma forma de auto aperfeiçoamento; não interessa, o que interessa é que realmente vemos sim uma grande demanda de novos fotógrafos de uns tempos pra cá. E como todos sabemos tudo precisa ter uma técnica.
Mesmo algumas pessoas nascendo com um dom nato, é sempre bom começar por baixo, ver como as coisas se aplicam e depois começar a inovar. Esse post é pra aquelas pessoas que tem vontade de conhecer mais desse universo da fotografia mas não estão tão interessados em gastar rios de dinheiro com isso. Bom, meu curso é publicidade então nós aprendemos a mexer com isso também. Minha proposta é passar pra vocês um pouco que nós vemos na sala de aula de uma forma menos didática. Que tal?
Bom, a primeira coisa a se aprender é sobre linhas. As linhas são o primeiro elemento formal citado nas aulas de artes, elas são simplesmente a base para todo tipo de representação visual. Falar de fotografia é falar de arte visual de duas dimensões, ou seja os elementos que vemos em 3D vão ganhar linhas que vão contê-los na fotografia, fazendo eles virarem 2D. Tão acompanhando?
Podemos usar de artifícios para sugerir essas delimitações, na foto abaixo por exemplo, se usarmos alguma coisa que represente linhas, a foto vai ficar mais organizada, com aquele ar de composição, uma coisa bonita que faz um complemento fundamental ao cenário. Deixando a foto um tanto artística ao invés de apenas uma foto que mostra um lugar.
O jeito como escolhemos colocar as linhas nas fotos passam a mensagem com a imagem. Tipo, quando usamos linhas retas, elas trazem sensação de modernidade, de uma coisa industrial, industrial no sentido de ter sido feita com o fim específico de ser reta, que foi colocada do jeito por algum motivo, mostram a sensação do controle do fotografo sobre o senário. Já as linhas irregulares, curvadas, distorcidas, falhas passam a sensação de espontaneidade, de naturalidade, de que aquilo não tem controle, que a foto foi batida pelo fotografo, e não que o fotografo bateu a foto.
Por: Mika.
Atenção: Fotos editadas e fornecidas através de documentos ( com excessão das duas últimas) feitos por Mário Camarão, Fotógrafo e Artista.
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