Agora vamos partir para uma análise do Guia, onde todas as terras da DC foram descritas e catalogadas. Além do que já foi escrito sobre elas na própria revista, nós do ExtraExtra faremos o possível para trazer algumas curiosidades para vocês.
Terra zero é a atual no enfoque dos Novos 52, a terra que foi rebootada após o Flashponit/ Ponto de Ignição, onde temos uma Amazona recém saída de Temiscera, um Superman que ainda está aprendendo a lidar com seus poderes e um Batman com menos Robins do que deveria, além do começo tumultuoso, os heróis dos Novos 52 mudaram a ordem dos parâmetros que estávamos acostumados, aqui Clark Kent e Diana Prince foram um casal, Clark perdeu seus poderes por algum tempo e depois descobriu poderes novos, Bruce descobriu que há perigos em Gotham além de seu conhecimento, como a Corte das Corujas, sentou na cadeira de Metrón, e largou o manto. Dick Grayson tecnicamente morreu, Damian Wayne foi assassinado por seu avô, ressuscitado por seu pai e ganhou poderes temporários, depois disso decidiu peregrinar pelo mundo traçando seu próprio caminho, Babs conseguiu se reabilitar da "Piada Mortal" e reassumiu o manto de Batgirl. Arthur e Mera se separaram, Guy e John precisaram bolar um golpe militar contra os Anciãos de OA, Hal tomou o comando da tropa, Ciborgue se tornou membro efetivo da Liga da Justiça entre outras histórias grandes demais para serem mencionadas no posts.
Antes da Crise nas Infinitas Terras, a Terra-1 era a principal Terra da DC COMICS. Nela, a história era um pouco diferente da que conhecemos hoje, a premissa atual é de que Clark Kent cresceu e quando virou homem se tornou o Superman que conhecemos, na Terra-1 ele teria virado primeiro o Super Boy, na sua fase de adolescência para depois então amadurecer tornando-se o Superman. Recentemente tivemos uma outra ideia de Terra-1, pelo encadernado lançado em janeiro de 2013, ele serviria para contar (ainda mais) origens alternativas de cada herói.
Os heróis que possuem esse título de Terra-1 são Batman (Geoff Johns e Gary Frank) onde vemos uma visão mais parecida com a da serie "Gotham", vivendo com um Alfred duro e sem senso de humor, sobrevivente da guerra que pouco sabe lidar com esse garoto inconstante. Mesmo que sejam de formas diferentes ambos os Bruce Waynes demoram a crescer, na série ele ainda é apenas um garoto e no encadernado ele é um homem cheio de impulsos que os levam sempre a grandes falhas.
Superman ( Shane Davis e Straczynski), onde podemos ver também fortes referências em cima do filme "Homem de Aço", a Terra-1 do Superman mostra em vários flashbacks a infância e adolescência conturbada de Clark tentando entender quem é, e assim como no filme, a edição acaba em uma batalha fenomenal com Zod expondo Superman ao mundo.
E agora o próximo titulo que herdará essa linha é a Mulher Maravilha, com nada mais nada menos que Grant Morrison no roteiro. Na nova Terra-1 nenhum dos heróis parece se conhecer e ela possui um foco bastante claro na trindade, pelo menos por hora.
A linha atual mostra as origens dos heróis de forma mais real, mais dura e menos filosófica, assim como o universo dos filmes/series. Como Morrison não separou nenhuma terra para o universo cinematográfico, se você quiser escolher uma para comparar, nós do Extraextra sugerimos essa.
Toda essa história de Mutiverso começou em The Flash #123, "Flash of two worlds" quando Barry Allen conseguiu alcançar diferentes vibrações a ponto de sua supervelocidade o transportar para outra terra, aí, ele encontrou Jay Garrick na terra 2. Flash of two worlds foi uma minissérie de revistas em quadrinhos lançada em 1961, a edição usa de uma representação ficcional de mecânica quântica que propõe a existência de terras paralelas. Aqui fica estabelecido que os personagens da Era de ouro dos quadrinhos (de 1938 a 1955) assim como todas as histórias lançadas nesse período, ao invés de serem completamente apagados e esquecidos, viveram em uma outra terra paralela a nossa, a Terra-2.
Um universo completamente independente do que estava rolando em no anos 60. Acho que alguém ali na editora ficou com pena de desmerecer o trabalho de 30 anos da DC só porque os personagens não se encaixavam mais alí. Escrita por Gardner Fox nos traços de Carmine Infantino, essa foi história os dois primeiros personagens que usaram da velocidade para constituir seus poderes. Nos nos Novos 52 a Terra-2 foi quase destruída. Essa terra perdeu seus maiores campeões durante uma invasão de Darkseid, Mulher Maravilha, Superman e Batman deram suas vidas para impedir o grande tirano de dominar seu mundo, devido a isso deixaram a terra nas mãos de seus legados e heróis colegas. Por causa a um tubo de explosão de Apokolips aberto, dois dos maiores legados foram transferidos para a terra zero, antes as sidekicks robin helena wayne e supergirl kara zor el viraram agora poderosa e caçadora, surante um tempo é claro, até que as coisas se corrigissem em sua terra e elas pudessem voltar para ajudar a reconstruir seu lar.
Terra - 3
Além de introduzir o conceito de Multiverso e criar a Terra-2, Gardner Fox criou também a Terra-3. Em Liga da Justiça da América #22, o roteirista produziu uma história com o enredo focado na união dos vilões da Terra-1 e Terra-2, eles se intitularam "Campeões do Crime", a premissa seria de que se existe uma Terra-1 e uma Terra-2, também existiria uma Terra-3, cada um deles tentou achar uma forma de chegar a essa Terra-3, porém foram impedidos. Seguindo o arco, na edição #29 a Terra-3 foi mostrada, e alí todos tiveram uma grande surpresa, a primeira aparição do Sindicato do Crime da América.
Os principais componentes do Sindicato do Crime são Ultraman, uma versão maligna do Superman, ele é o líder do Sindicato do Crime, na versão antiga, Clark Kent era um astronauta americano que fora escalado para uma missão espacial, nessa missão ele encontra alienígenas kriptonianos que fazem experiências com ele. A cada exposição à raça kriptoniana o Ultraman adquire novos poderes e se fortalece. A Super Mulher, que na versão original era uma amazona renegada que possuía o laço mágico e podia se transformar em dragão, porém, sua versão antiga ela possui o alter ego de Lois Lane e os mesmos poderes da Mulher Maravilha. E last buy not least, o Coruja. O Coruja original tinha seus reflexos aumentados por obra de experimentos, sua versão atual é Thomas Wayne Jr, um justiceiro perseguido pela polícia de Gotham. Seu visual atual é completamente inspirado no Coruja/Nite Owl de Watchmen, mas as semelhanças terminam aí. Além dessa trindade traiçoeira temos também Johnny Quick, um velocista ladrão que teve seu manto tomado por um assassino que fez um soro de seu sangue para manter seus poderes na ativa e Anél Energético, que herdou deu anél de Volthoom. Além de outras contrapartes como Doutor Meio Dia (Doutor Meia Noite), Gato Branco (Canário Negro), Spaceman (Starman), Marciano Branco (Caçador de Marte), Barracuda (Aquaman), Águia de Sangue (Gavião Negro), Escaravelho (Besouro Azul), Dead Eye (Arqueiro Verde), Elasti-man (Homem Elástico), Elementman (Metamorfo) entre outros.
A Terra-4 é nada mais nada menos que uma contraparte de Watchmen. Como explicado antes na Análise de Pax Americana, em 1984 Alan Moore convenceu a DC COMICS de comprar alguns personagens da falida Charlton Comics, esses personagens seriam o Capitão Átomo, Questão, Besouro Azul, Sombra da Noite e Pacificador (que inspirou o visual de Órion, filho de Darkseid/Pai Celestial). Moore alegava ter um projeto incrível envolvendo o conceito desses personagens, e para a dc não pagar multas e/ou processos por plagio a editora decidiu compra-los para que seu acesso às origens e revisitações dessem personagens fossem-lhes permitidos, e das modificações dos conceitos inciais surgiram Dr Manhatthan, Rorshach, Coruja, Spectral e Comediante.
Terra-5 é o Mundo do Trovão, já ouvimos um pouco sobre ela também, na Análise de O Mundo Trovão. Essa terra vive em uma constante atmosfera dos anos 40, ah, então se é anos 40 não deveria ter tanta tecnologia, bom digamos que mesmo com a tecnologia, a ciência e outras coisas terem progredido, os habitantes desse mundo se mantém com a mesma ingenuidade e inocência típica das décadas anteriores.
A Terra-6 é a terra da Liga da Justiça do Stan Lee, é isso mesmo que vocês leram, Stan Lee também fez sua participação especial na DC COMICS hahaha. A minissérie seria o seu olhar sobre o Universo DC, como ele faria se aqueles personagens fossem seus. Claro que além de uma repaginada no visual e algumas alterações de personalidade, Stan Lee também aplicou seus toques de comédia em suas edições, faz referências a como escolheu o nome de um dos seus maiores personagens (ex Homem Aranha) e explica que qualquer um pode criar um bom alter ego se tiver imaginação suficiente. Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman, Shazam, Sandman, Mulher-Gato e Robin, são os personagens que fazem parte dessa Liga. Os personagens tiveram suas origens modificadas e ganharam características novas, tentando manter a essência dos personagens, mas ainda abusando de muita liberdade criativa.
Terra-7
A Terra-7 é baseada nos heróis da Marvel, como vimos acima as vezes as empresas optam por um marketing em conjunto, então ao mesmo tempo que vemos uma terra da DC baseada na Marvel, podemos ver uma terra da Marvel baseada na DC (como em Sercet Wars), aqui tudo é muito semelhante a Terra-8 (vocês verão que a terra 8 também é baseada no Marvelverse), inclusive no quesito heróis. As diferenças entre esses mundos eram bastante sutis, porém a Terra-7 se desenvolveu mais rápido, por isso é uma pena pensar que essa terra foi a primeira a cair pelo Gentry. Mutias pessoas, tal como super heróis morreram, o mundo não tinha mais como sobreviver, onde antes víamos inteligência e vivacidade hoje temos apenas escombros e destruição, até mesmo as leis da física foram desativadas. O único sobrevivente dessa terra foi Trovejante, um poderoso Super Herói que teria sido salvo pelo Monitor Nix Uotan e enviado à Câmara dos Heróis. É com essa terra que a Multiversidade começa, quando a Gentry decide ataca-la com a intenção de ter a atenção do Super Juiz.
A Terra-8 possui um grupo de Super Heróis tal qual a Liga da Justiça é para algumas terras, aqui, a equipe responsável pelo mundo se chama "Os Retaliadores", vemos como membros o Soldado com poderes patrióticos, Cruzado Americano; o Deus guerreiro do relâmpago Wundajin; o homem que se transforma em monstro massivo chamado Behemoth e os cientistas brilhantes que são conhecidos como a Família do Futuro. Eles lutam ao lado de mais duas equipes, os Neo Humanos e G-Men para deixar o mundo longe das mãos do Senhor Havok e os Extremistas. Na Terra-8 a vida de heroismo não é exatamente como achamos que pode ser, aqui muitas vezes se torna um sacrifício empunhar uma máscara. A fé nos Super Heróis esta em falta neste mundo e a desconfiança dos cidadãos corre desenfreada.
Terra - 9
Na Terra-9 os seres especiais como Heróis e Vilões são a base da procedência, lá a economia, geografia e politica giram em torno deles, Superman possui grande poder mental, Speedster (contraparte do flash) pode se mover mais rápido que a velocidade da luz, a Lanterna Verde pode ressuscitar os mortos, Batman deixou sua busca pela justiça fazer com que ele se tornasse perdido em seu próprio tempo, o que levou Coringa a assumir o manto, e finalmente o Átomo, o herói principal dessa super potência.
Terra - 10
A Terra-10 é um universo paralelo onde o Kal-El teve sua nave aterrissada na Alemanha no período da ascensão de Hitler no império nazista. Aqui Morrison faz uma crítica a forma de genocídio de Hitler, ele que julgava várias "raças" por não serem puras, facilmente aceitaria uma outra distinta se isso lhe viesse a calhar, além de brincar com o fato das evidencias encontradas que afirmavam que Hitler lia sim histórias em quadrinhos. Kal-El fica então conhecido como Overman, o exército de um homem só. Isso naturalmente os deu a vitória na Segunda Guerra Mundial.
Terra - 11
Terra - 12
A Terra-12 é um pouco mais diferente das outras, sempre vemos apenas realidades alternativas, mas aqui também trabalhamos com o quesito tempo. Na Terra-12 a cronologia é diferente das outras. pois aqui eles vivem em um futuro -não tão distante-, então aqui não vemos contrapartes, vemos possibilidades do que aconteceu. Para quem é familiarizado com desenhos animados, essa é a terra do Batman do Futuro do Bruce Timm, uma minissérie que ficou consagrada entre os bat-fãs por mostrar como seria quando Bruce estivesse velho demais para seu trabalho e precisasse pôr alguém em seu lugar.
Na minissérie não fica muito claro, mas basta entender um pouquinho só do humor de Bruce que conseguimos notar porque nenhum dos Robins se encontra alí para esta missão. O sucessor de Batman, Terry McGinnis é um garoto durão moldado pelas ruas de Neo-Gotham, o que ele não sabe é que de alguma forma seu destino sempre esteve traçado para assumir o manto do morcego, Amanda Waller comandou uma pesquisa sobre clonagem, e alí decidiu que colocaria os genes de um grande herói em um recipiente habitável, ou seja, uma criança que estava em formação. Dessa forma, podemos deizer que McGinnis é sim um Wayne. Neo-Gotham não é mais como a antiga Gotham, embora sua periculosidade seja a mesma, agora em um universo um tanto mais cyberpunk Batman enfrenta inimigos inimagináveis.
Na minissérie não fica muito claro, mas basta entender um pouquinho só do humor de Bruce que conseguimos notar porque nenhum dos Robins se encontra alí para esta missão. O sucessor de Batman, Terry McGinnis é um garoto durão moldado pelas ruas de Neo-Gotham, o que ele não sabe é que de alguma forma seu destino sempre esteve traçado para assumir o manto do morcego, Amanda Waller comandou uma pesquisa sobre clonagem, e alí decidiu que colocaria os genes de um grande herói em um recipiente habitável, ou seja, uma criança que estava em formação. Dessa forma, podemos deizer que McGinnis é sim um Wayne. Neo-Gotham não é mais como a antiga Gotham, embora sua periculosidade seja a mesma, agora em um universo um tanto mais cyberpunk Batman enfrenta inimigos inimagináveis.
Terra - 13
A Terra-13 é a nova Camelot, onde Etrigan se tornou seu novo grande herói, conhecido como Superdemon, ele defende seu mundo em nome de Merlin. Ele é o líder da Liga das Sombras, formada por Constantine, Annataz, Desafiador, Monstro do Pântano Encantrix, Destino e Ragma. No multiverso da DC esta terra orbita um crepúsculo mágico. Um mundo oculto e sobrenatural onde todos os seres que nele vivem possuem magia em sua composição fisiológica.
Terra - 14
É possível notar que algumas das terras Grant Morrison decidiu não catalogar, simplesmente por querer dar a oportunidade de criações posteriores de novos escritores. São o total de sete mundos dado como "desconhecidos".
Terra - 15
A Terra-15 era o mundo perfeito, uma utopia livre dos problemas que atormentam o resto do multiverso. Todos os heróis deste mundo se encontravam no ápice de seus poderes e paz e ordem era preservada por todos que vivam lá. Então que um certo dia algo aconteceu. Sem aviso, o ser ocnhecido como Superboy Prime veio para destruir todo o conforto deste paraíso. Superboy era o maior heróis da terra prime (a terra prime tambem terá seu lugar aqui, entao é só continuar lendo que j´terão uma prévia dela), devido a se perder de seu mundo, o superboy prime teve suas convicções e valores morais deturpados por anos de solidão se sentindo dejajustado nessa dimensão "paradisíaca". Sem aviso, ele decide quebrar a bolha de serenidade da terra 15. Então ele mostrou uma imensa furia e destruiu bilhões de vidas antes do próprio planeta. O unico resquicio desse mundo é um fragmento muito poderoso conhecido com graal cosmico, que ninguém sabe por onde esta.
Terra - 16
Quem acompanha a multiversidade já está familiarizado com essa terra, a Terra-16 é da edição "The Just". Já sabemos que é a terra do legado, que o Superman morreu pelas mãos de Lex Luthor e isso ecoou consequências para a próxima geração. Ler análise de The Just aqui.
Terra - 17
A Terra-17 é um mundo onde em 1963 aconteceu a temporada de bombas nucleares, desde então o mundo nunca mais foi o mesmo, cinquenta anos após o contato da bomba atômica com o solo, o Capitão Adam Strange e seus Cavaleiros Atômicos da Justiça se esforçam para preservar o que sobrou da Novamérica. Um planeta radioativo onde monstros mutantes e a ciência maluca se tornaram comuns. Então o grupo decidiu se aventurar em busca da unica coisa que pode trazer estabilidade para o planeta e a unica forma de conseguir isso é achando o Graal Cósmico (da Terra-15).
Terra - 18
A Terra-18 se tornou uma plataforma de embarque onde vários seres sobre humanos adentravam, liderador por Superchief (Saganowana), os Cavaleiros da Justiça se comprometem a proteger o praneta Dustbowl dos perigos multiversianos. Neste mundo não existe poder de fogo, por isso Bat-Lash, Madame 0,44, Strongbow, El Diablo, Canela, Os Gêmeos do Gatilho, Firehair, Tomahawkman, Johny Trovão e Pow ow Smith se uniram para impedir Trapper-A de trazer tecnologia para esse mundo, o que poderia arruinar o a realidade como eles conhecem.
Terra - 19
A Terra-19 está a pelo menos um século atrás das outras, mas isso não quer dizer que seus cidadãos estejam atrasados, Bat-Man, Homem Acelerado, The Shrinking-Man e os outros estão preparados para qualquer coisa.
Terra - 20
Bom, a Terra-20 é uma terra binária e sua contraparte é a Terra-40. Na multiversidade existe uma edição específica que fale destas duas terras, e é claro que o ExtraExtra fez resenha desta também, para ter acesso é só clicar aqui.
Terra - 21
Aqui ao invés de assassinado, o presidente Kennedy conseguiu cumprir seu mandato e com isso mostrou todo o seu otimismo abraçando a regulamentação de Super Heróis no governo dos EUA. Aqui a Liga da Justiça caminha lado a lado com o governo americano para fazer dos Estados Unidos o melhor dos países e promover a paz mundial de acordo com seus interesses.
Terra - 22
A Terral-22 é famosa para os fãs de Alex Ross e Mark Waid que trabalharam juntos em Reino do Amanhã. A segunda geração de heróis teve sua ética e moral ofuscadas pela fúria contra seus super vilões, ao ponto que quem andava fora da linha era eliminado definitivamente, o que trouxe uma malicia muito maior aos super heróis o que os levou a estar em linha tão tênue entre Bem X Mal que ambas as classes já se misturavam. Superman decidiu abandonar seu manto, Mulher Maravilha deixou de lado seus valores e Batman se trancou de vez. Luthor possui uma bancada de engravatados perigosos e como seu guarda costas pessoal eles tem o Shazam, o único homem capaz de parar Superman.
Obviamente essa resenha foi um pouco maior do que tínhamos em mente, por isso, ela vai finalizar em uma parte três com as terras 23 a 51 do Multiverso DC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário