terça-feira, 26 de maio de 2015

ESTRATÉGIA DE VENDAS DA DC COMICS


Em 19 de maio, a DC Comics - editora da trindade de ícones globais conhecidos como Superman, Batman e Mulher Maravilha  - Revelou uma campanha chamado "DCYOU."


"DCYOU,"  possui uma sonoridade semelhante à DCU, a abreviação comum para DC Universe, é a sua mais recente iniciativa para realçar a ideia de que a editora cria para você. A ideia de criar para todo o tipo de pessoa, e quando dizemos todo tipo de pessoa estamos falando sobre diversidade.

Atualmente a DC está longe de ser a editora mais querida do mercado, de uns anos pra cá vemos que a Marvel está crescendo muito mais do que a DC. E isso não se reflete apenas no quesito cinematográfico, infelizmente sua produção nos quadrinhos está muito fraca, ainda mais se compararmos ao que a editora já foi um dia.

Até mesmo suas animações deram uma decaída, antes víamos grandes arcos como All Star Superman e Batman vs Capuz Vermelho, hoje temos que nos contentar com Liga da Justiça War e Batman vs Robin. Não estou dizendo que as animações viraram 100% descartáveis, não. Mas é um pouco decepcionante ver uma editora cujo os projetos antes atingiam o 10/10 agora serem um 7/10. 

Claro que isso vai mudar assim que a nova longa do Bruce Timm sair. Bruce Timm é o Midas da DC, não sei como os engravatados deixaram ele sumir por tanto tempo. Gods ans Monsters será a salvação da DC e espero do fundo co meu coração que o Bruce Timm continue esse projeto.


A DC está liderando apenas em dois quesitos, Seriados e Jogos. Claro que muita gente irá descordar, pois todos alegam que Demolidor é a melhor série dos quadrinhos. Pode até ser, mas DC está nos dando pelo menos cinco seriados enquanto a Marvel nos dá apenas três. Com certeza esse cenário vai mudar assim que o Netflix liberar os outros seriados em conjunto com a Marvel, mas não podemos viver de futuro incerto.

Arrow:

Por mais que sua qualidade tenha caído nessa ultima temporada, não podemos esquecer que a serie além de ser "mãe" das que vieram depois de si, esta ali para apresentar o maior numero de personagens que conseguir para compor o universo, e mesmo que esteja em uma fase muito muito ruim ainda nos trás bons personagens, Thea, Katana, Maseo...

Flash:

Flash é uma série de TV aberta que deixa muitas pessoas em êxtase com o conteúdo que nos proporciona. Dificilmente uma série com tantos episódios agrada tanto ao publico, sem falar que Flash tem coragem de ser uma série realmente de quadrinhos. 
Se paramos pra pensar a maioria dos vilões de Flash são galhofas, toscos. E mesmo assim a serie não se intimidou em apresenta-los. Mesmo o "Grodd odeia banana" foi fantástico.
A season finale de Flash foi uma coisa impressionante que eu nunca achei que fosse ver, eles colocaram todos os conceitos do quadrinho e parecem que não estão de brincadeira sobre realmente fazer uma crise.

Supergirl: 

Supergil é uma série que enganou o publico. Quando vimos o trailler, todos ou pelo menos todos nós do Extra Extra achamos que veríamos um enfoque "Cat Grant veste Prada", mas o seriado se mostrou bem diferente disso. Claro que houveram lutas mal coreografadas, mas não é nada que não possa ser corrigido gradualmente durante os episódios. Até porquê se a garota começasse a lutar incrivelmente o episódio ia ter muito mais criticas do que teve e você sabe disso.

Legens of Tomorrow:

Essa é na minha opinião um truque de mestre. Eles pegaram os personagens que não se adaptavam nas séries(Átomo, Capitão Frio, Onda Térmica e Pr. Stein), uniram com alguns personagens que o publico queria que voltassem( Sara Lance) e adicionaram uma pessoa que tem pouquíssimas histórias nos quadrinhos comparadas com os demais. Ou você é um expert e sabe tudo sobre o Rip Hunter?
Lá eles vão fazer o publico ir a delírio com um personagem que a editora não se preocupa tanto em fazer aparecer, além de dar oportunidades para os personagens mais apagados na série terem uma chance de mostrar traços de personalidade e fazerem o personagem crescer.

Podem dizer o que quiserem, mas os "Novos 52" foram um desastre, o projeto inteiro foi sobre revistas sendo canceladas que davam lugar a outras revistas que também estavam sendo canceladas que davam lugar a outra... E assim sucessivamente. A editora simplesmente não conseguiu sustentar essa ideia. E depois de uma onda enorme de cancelamentos, ela decidiu adotar outros títulos ignorando os anteriores. Ela espera que o publico faça vista grossa para a catástrofe. Mas tudo bem, o que importa mesmo é que eles tem uma nova estratégia para os quadrinhos, abraçando a diversidade.

A DC notou que o publico que devem chamar a atenção é o dos jovens, a Marvel fez isso nos cinemas e hoje em dia todos a veneram, com alguns simples filmes de caráter adolescente eles conseguiram liderar, sim, liderar a industria dos quadrinhos. É isso que a DC vai tentar fazer.
Eles enxergaram as brechas que a Marvel deixou e tentarão se aproveitar delas.


Ao olhar para o cartaz da campanha para "DC You" vemos:

Personagens femininas
Personagens negros
Personagens asiáticos
Personagens Adolescentes
Personagens gays



































É claro que através desta campanha, a DC Comics perdeu vários elementos originais, esta se iguala a qualquer outra campanha feita pela marca nos seus últimos anos ou pela sua concorrente Marvel.

Aliás, qual a última campanha perfeita que você se lembra de ver a partir de qualquer uma dessas duas grandes editoras de super-heróis em quadrinhos ?

Em um tempo onde as pessoas querem exercer 100% dos seus direitos e por isso são muitas vezes oprimidas a DC trás uma forma de dizer que está apoiando a todos. A "DC YOU" tentará ser o que os Novos 52 não foram, um elo feito para ser mais forte e relevante, mostrando ao publico que qualquer um pode ser um super herói e que os super heróis também tem suas particularidades.


Argumentos alternativos aos dados na matéria escrita pelo Comic Book Resourses. Achamos que o CBR foi muito critico à DC então decidimos fazer algo que mostrasse uma visão diferente ao publico dessa nova campanha. Matéria: http://www.comicbookresources.com/article/the-mission-dc-comics-you-and-the-diversity-shell-game



Um comentário:

  1. "Marvel nos dá apenas dois [seriados]"
    3. DD, Agente Carter e Agentes da S.H.I.E.L.D.
    Só para ser chato mesmo.
    Mas enfim, espero que a DC se ajeite.

    ResponderExcluir