Hoje o Por Trás da Máscara é sobre o Flash. Não se preocupem, não é sobre um Flash em especial. Vamos falar do manto do Corredor Escarlate. O "Flash" sempre foi um personagem muito importante para o universo DC, inclusive já houveram tentativas de levar este heróis às telonas, mas algumas delas foram mau sucedidas, tanto que desconhecemos um grande nome de ator que tenha vivido esse papel. De forma alguma estou menosprezando o trabalho de John Wesley Shipp, porém quando pensamos em Superman automaticamente nossa mente associa ao nome de Reeves, quando pensamos em Batman, temos pelo menos uns 4 nomes em mente, Mulher Maravilha sempre será a gloriosa Linda Carter, mas e o Flash?
Agora com a nova parceria entre a DC COMICS e a CW, Flash ganhou sua grande chance na TV. Se você nunca viu o seriado "The Flash" pare o que está fazendo e experimente assistir ao primeiro episódio. A serie é muito querida pelos seus fãs, e é claro que ela esta a mercê da mesma situação que cada adaptação está, de não ser completamente fiel aos quadrinhos, mas mesmo mudando bastante as coisas ela ainda se mantém em um ótimo nível, inclusive, como era de se esperar, o personagem ganhou muitos novos fãs devido à série. Mas se você é daqueles que gosta de saber tudo sobre um personagem ou o manto dele, então você veio ao lugar certo. Porque é isso que vamos fazer agora.
O manto desse herói é famoso por já ter sido usado por vários personagens. Mas o primeiro corredor escarlate criado em 1940 por Gardner fox e Harry Lampert foi Jay Garrick.
O nome flash sugere uma onomatopeia de velocidade, o personagem além de conseguir mover-se de forma sobre humana, possui uma habilidade de correr que viola as leis da física e pode eventualmente ultrapassar a velocidade da luz.
Os personagens que já usaram esse manto foram Jay Garrick (1040-1956), Barry Allen (1956/1986-2014/2015), Wally West (1986/2006) e Bart Allen (2006/2007).
Jay Garrick:
Jay era o flash da Era de Ouro dos quadrinhos, um jovem estudante da universidade de Keystone que trabalhava como ajudante de seu professor de biologia. Um dia ele ficou até mais tarde no laboratório para terminar um trabalho e devido ao seu cansaço, cometeu um erro. Acabou derrubando um dos frascos contendo um liquido chamado água pesada, os vapores que saíram desse recipiente fizeram o jovem desmaiar, e ele continuou os inalando até que alguém o achasse e levasse ao hospital. Esse componente ativou o seu meta gene e lhe fez adquirir poderes de super velocidade. Depois de descobrir o que podia fazer, ele decidiu usar seu dom para ajudar as outras pessoas. Adotou um uniforme e optou por ao invés de usar uma mascara, usar um capacete. Fazendo referência ao veloz mensageiro dos Deuses romanos, Mercúrio. Quando publicado no Brasil, recebeu o título de "Joel Ciclone".
Jay eventualmente entrou para a Sociedade da Justiça e casou-se com sua namorada. Porém ele foi atacado por um grupo de vilões, Mago, Penumbra e Pensador; que apagaram Keystone da memória das pessoas e fizeram-nas acreditar que Jay Garrick não passava de um personagem de histórias em quadrinhos.
Os novos 52 mudaram um pouquinho as coisas para todo o mundo dos quadrinhos. Aqui, a origem da maioria dos personagens da DC COMICS foi reconstruída. Jay foi um dos personagens que mais sofreu mudanças.
O personagem agora volta a ser adolescente, em sua primeira aparição a namorada com quem se casou na origem anterior está terminando com ele, desolado o jovem se encontra triste e contemplando as estrelas. Até que uma "estrela cadente" muito estranha cai perto dele. Ele decide ver o que é, já que estrelas cadentes não caem assim, literalmente. Quando se aproxima ele se depara com um homem que diz ser Mercúrio, o mensageiro dos Deuses e que precisa de ajuda pois um mal muito grande está chegando. Ele transfere seus poderes e velocidade para Jay, que decide pegar seu capacete como forma de honrar esse presente que o foi dado.
Jay agora faz parte da Terra Dois, um dos muitos universos vibratórios paralelos ao nosso mundo.
Barry Allen:
Barry é o Flash que usou o manto por mais tempo, ele deu seu lugar à Wally, mas posteriormente o assumiu de novo. Bartholomeu Henry Allen (Barry) tinha um irmão gêmeo que foi declarado como morto na hora em que nasceram, Barry ganhou sua fama de ser atrasado a partir daí, pois nasceu depois de seu irmão. Ele sempre foi um aluno dedicado e por isso ganhou uma bolsa de estudos. Em três anos se formou na faculdade de química e depois disso obteve um emprego no Departamento de Polícia de Central City.
Uma noite enquanto Barry estava em um laboratório, uma grande tempestade aconteceu e um raio disparou pela janela o atingindo. Quando o raio o atingiu, todos os produtos químicos em que ele estava trabalhando se fundiram em uma mescla de eletricidade, elementos e seu corpo, o que o levou a um estado de coma por algum tempo. Aos poucos ele descobre que está mais rápido que o normal, até notar que desenvolveu uma velocidade sobre humana.
Barry como sempre um garoto dedicado, decidiu que não bastava ajudar sua cidade desvendando crimes, mas agora ele poderia também combatê-los. Ele decide criar uma roupa que aguentaria sua velocidade e ao mesmo tempo esconderia sua identidade, nesse momento ele estaria se transformando no Flash.
Flash se torna parte de um grupo de super heróis chamado Liga da Justiça, onde ele conhece seu melhor amigo, Hal Jordan. Ele se torna também um dos personagens mais importantes da DC COMICS, como ele pode ultrapassar a barreira da luz e do som, ao usar seus poderes ao limite, ele atravessa também linhas temporais vibracionais o que o leva a transitar pelo Multiverso.
Barry muitas vezes desencadeou diversas crises no Universo DC, sendo o Flash mais rápido e herói mais forte da editora, não era de se esperar nada menos.
Os eventos de maiores pesos que Barry participou foram: Crise nas infinitas Terras, Crise infinita, Crise final, Flash: Renascimento, O dia mais Claro, A noite mais densa e Ponto de Ignição, o que trouxe uma nova origem para ele assim como o reboot do universo DC para os novos 52.
Novos 52:
Sua nova origem se foca em uma tragédia familiar, quando criança, seus pais se separam e um dia quando Barry se atrasa para chegar da escola, ele encontra sua mãe morta e seu pai coberto com o sangue dela, ao que seu pai é preso como culpado de assassinar sua ex esposa.
Barry então decide voltar no tempo para descobrir e impedir os eventos que causaram a morte de sua mãe, desse jeito, ele descobre que foi um vilão chamado Zoom e não o deixa terminar o trabalho. Assim Flash muda todo o universo que conhecíamos da DC e vemos ele em um importante dilema sobre continuar sem sua mãe e viver no universo "normal" onde vivia antes ou salva-la e transformar o mundo nesse lugar não tão amigável.
Wally se tornou muito famoso e querido entre a maioria dos fãs, pois foi o Flash que participou do desenho da Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites de Bruce Timm e Paul Dinni. Ele é o terceiro Flash, sobrinho de Iris West, o grande amor da vida de Barry até então. Depois de Barry revelar ao sobrinho que era o alter ego do grande herói Flash, o garoto decide tentar adquirir os mesmo poderes, e como em um passe de comics, ele consegue ganhar super velocidade replicando o acidente que ocorreu com Barry.
Wally então decide se transformar em Kid Flash, ele se juntou a outros sidekickers para formar um grupo chamado Novos Titãs, onde também participavam Moça Maravilha (Dona Troy), Aqualad (Garth), Robin (Dick Grayson) e Ricardito (Roy Harper). Depois de um tempo abusando de seus poderes, Wally adquire uma doença degenerativa relacionada a velocidade e então decide abandonar a super velocidade.
Tempo depois, durante a saga "Crise nas Infinitas Terras" barry é dado como morto e o mundo precisa de um flash, então Wally decide se reintegrar como um super herói e dar apoio a Liga da Justiça. Devido há uma luta contra o Antimonitor, Wally recebe um golpe de sorte ou revés. Ao mesmo tempo que a radiação emitida pelo vilão cura sua doença, ela o deixa mais lento. Agora o jvem não pode mais atravessar a barreira da luz, apenas a do som.
Durante a saga escrita por Mark Waid, Wally não só recupera seu potencial, como aumenta o seu limite, aprendendo agora a usar a energia cinética em objetos e pessoas.
Após o Reboot da DC, ele agora se encontra com a etnia trocada, se torna um jovem garoto negro que tem sua primeira aparição em Flash Anual #3. Não se viu muito do potencial do herói nos nessa nova fase da DC, ele usou o manto, mas os roteiristas optaram por deixar o personagem de escanteio, o que pode se tornar um problema para quem decidir o usar futuramente, uma vez que aqui ocorre sua morte.
Bart Allen inicia sua vida heroica com o codinome de "Impulso", Bartholomeu Henry Allen II se tornou o segundo Kid Flash e quarto Flash. Neto de Barry e Iris, o garoto teve seus pais mortos por peelo Presidente Thawne, um descendente do maior inimigo de seu avô, dessa forma o garoto foi criado por sua avó, Iris.
A super velocidade de Bart estava lhe causando problemas, a medida que ele a usava seu metabolismo acelerava e ele envelhecia. Corria o risco de chegar a 20 anos em 2, então a pedido de sua avó decide viajar ao passado para descobrir uma forma de lidar com isso, já que o mesmo problema aconteceu com Wally e este conseguiu se curar, Impulso então se uniu a Robin e Superboy para formarem a Justiça Jovem para que achem uma forma de salvar Bart e ainda assim manter a paz no mundo.
Em todas as histórias de origem de Impulso, uma coisa sempre permanece: sua vinda do futuro. Na minissérie exibida pela Warner "Young Justice", Bart vem do futuro não para se salvar, mas porque seu tempo está sendo ameaçado, o mundo se transformou em um cenário pós apocalíptico e dependia dele mudar a cronologia dos fatos que levavam a Terra a esse fim.
Bart comete um crime, e com medo das consequências ele viajar no tempo e chega ao presente, então é recrutado pelo Red Robin (Tim Drake) para a equipe dos Novos Titãs com Red Robin, Moça Maravilha (Cassandra Sandsmark), Casamata (Miguel Barragan), Superboy (Kon-El) e Solstício (Kiran Singh).
Força da aceleração:
A força da aceleração é uma membrana que envolve o Multiverso DC. Funciona como uma entidade que fornece super velocidade aos que entram em seus limites. Durante o acidente de Barry, ele cria uma ponte de acesso com a Força da Aceleração, essa força é capaz de causar alterações no tecido da realidade se para isso for usada.
A força de aceleração é uma rede que possui uma quantidade limitada de uso, por exemplo, quanto mais pessoas estiverem usando a força de aceleração, mais fragmentada ela se torna assim ficando mais fraca. Barry é quem melhor domina essa relação, por isso é considerado o velocista mais capaz.
Alguns autores tentaram inúmeras vezes retratá-la como um lugar real, como uma espécie de limbo, porém sempre que isso ocorre, logo é desacreditado pelo seu sucessor. Trabalhar com a ideia da Força de Aceleração ser um lugar palpável pode tornar as versões dela muito mais complexas ao universo DC. Sem falar que recentemente ela foi literalmente catalogada e descrita em forma de parte de um mapa criado para a saga "Multiversidade" de Grant Morrison.
Abaixo o mapa, a imagem está em alta qualidade então há como visualizar mais especificamente cada detalhe dele (clique para visualizar em uma nova guia):
Abaixo o mapa, a imagem está em alta qualidade então há como visualizar mais especificamente cada detalhe dele (clique para visualizar em uma nova guia):
Nenhum comentário:
Postar um comentário