sábado, 6 de dezembro de 2014

Universo Animado DC : Bruce Timm Parte UM

                   Todo mundo sabe que a DC é famosa por suas animações. Hoje nós vamos conhecer um pouquinho mais sobre as sinopses e a cronologia das animações.
É importante saber que existe um homem que revolucionou essa parte, o nome dele é Bruce Timm e a partir de agora você vai saber como o trabalho desse cara revolucionou as telinhas.
                    A Warner Brós comprou a DC na década de 70, mais precisamente entre 72 e 76, com isso tornou muito maior a produção de filmes para os seus personagens. Antes da Warner a DC possuía  dois filmes do Superman e o Seriado do Batman, que originou o que hoje conhecemos como Batman 66; depois da Warner a DC possui 67 mídias entre elas filmes, animações e curtas.


                  A primeira forma de animação que temos no universo animado da DC é Batman:  a série animada, que foi exibida em 1992 feita por Bruce Timm, e é aí que tudo começa. Bruce Timm é um produtor, animador e designer americano, é escritor e trabalha com quadrinhos. Ficou conhecido, óbvio, por seus trabalhos DC COMICS franquia animada e Universo animado DC. Ele começou a trabalhar na DC em 89, logo após ter sido rejeitado pela MARVEL em 88. Começou com o desenho Tiny Toon Adventures que é a parte jovem dos Looney Tunes. Notando o talento do moço decidiram dar a ele apenas a chance de fazer a primeira forma de animação do Batman, o segundo herói mais rentável da DC na época. E foi o sucesso que foi, Batman: A série animada ganhou quatro Emmys e foi indicada à seis. 


              O sucesso foi tão grande que exigiu uma continuação, em 1997 surgiu The New Batman Adventures, também conhecida como Batman: Gotham Knights, essa série teve seu elenco aumentado, entrando novos heróis como Batgirl e Asa Noturna (Nightwing) além de um novo Robin. Se você não sabe muito sobre a cronologia dos Robins, calma, calma que jajá eu faço um post sobre isso, com muito prazer. Paralelamente a isso, pegando carona no sucesso das animações Bruce Timm ficou responsável por mais uma franquia, Superman: a série animada. Pelo fato de as duas séries do Batman serem no mesmo universo e com o mesmo traço de desenho, dublagem e personagens muitas pessoas tem as animações como uma só, quando na verdade são duas. É importante, muito importante dizer que o Bruce Timm não só deu uma cara e voz ao Batman que líamos na revista, mas ele também criou novos personagens que de tão queridos foram introduzidos nos quadrinhos e fazem sucesso até hoje, foram Terry McGinnis, o Batman do futuro; Mercy Graves, a robô assistente do Luther, Reneé Montoya, a policial honesta do DPGC que depois virou a nova questão e está sendo interpretatda de uma forma completamente errada no seriado Gotham; e por ultimo, a cereja do bolo, ou melhor do Pudin, Harleen Frances Quinzel, a nossa querida, amada e venerada Harley Quinn <3
Batman foi a primeira tentativa da Warner de adaptação dos quadrinhos, como deu notavelmente certo ela decidiu prosseguir com universo a partir daí.


               A história de Batman: a série animada nos apresenta Batman na sua cruzada contra o crime, temos flashbacks sobre a morte dos pais, Alfred como sempre mordomo fiél, temos o primeiro Robin Dick Grayson, esse também tendo flashbacks que contam sobre a morte de seus pais. A série mostra a origem de Duas caras, Hera Venenosa, Arlequina e nos entrega o primeiro confronto do Bats com o Coringa. Nos mostra uma versão diferente de Selina Kyle, loríssima. Além de Harvey Buloock, Montorya, e outros personagens e vilões B. A série conta com alguns episódios adaptados dos quadrinhos e histórias que foram adaptadas do formato TV para quadrinhos também, como na minissérie MAD LOVE que aposto que vocês já devem ter uma idéia do que se trata que ganhou o Eisner de melhor história do ano.


               Já em The New Batman Adventures a trama se passa dois anos depois do fim da série animada, Batman continua sua rotina, o que muda é que como nós sabemos ocorrem  desavenças entre ele e o seu sidekick o que faz com que ele vá embora seguir seu próprio caminho como Asa Noturna, é ai que Batman ganha uma nova dor de cabeça, Tim Drake. Drake na verdade é o terceiro Robin, mas na cronologia de Bruce Timm as coisas não são iguais ao quadrinhos, logo aí notamos que as coisas se diferenciam, nesse universo o segundo Robin Jason Todd nunca existiu então o segundo Robin aqui e só aqui é o Tim Drake.
              Aqui novos personagens são introduzidos como o Chapeleiro, Vagalume e Rastejante. Vemos fortemente a presença do Pinguim. Bruce Wayne se casa com Veronica Vreeland, Arlequina se torna Comparsa da Hera e por fim vemos Gotham ganhar um justiceiro, Duas Caras que começa a fazer sua própria justiça.
Em 93 saiu um filme ligado a série animada, o Batman: Mask of the Fantasm. Mask of the Fantasm é o primeiro filme em animação produzido no UADC seu foco é em um misterioso bandido que assassina gangsters em Gotham e a identidade dele está ligada ao passado de Bruce Wayne. Batman precisa achar o verdadeiro culpado pelas mortes e como se não bastasse, tem que salvar a cidade do Príncipe Palhaço do Crime.


             Superman: a série animada foi exibida em 96 e teve quatro temporadas, somando 54 episódios, mostra a infância de Kal-el em Krypton até sua chegada na terra. O que a série nos trás é uma versão de Brainiac como kriptoniano e Lex Luthor como criador de Metallo e Bizarro. A criação de Metallo permanece hoje nos novos 52 como sendo de Luthor, já o Bizarro algumas vezes sofre alterações, como por exemplo em All Star Superman do grant Morisson onde o “Mundo Bizarro” tem grande participação. Essa série não teve tanta visibilidade quanto as do Batman, mas você pode lembrar dela pelo episódio onde o Superman e o Flash apostam uma corrida para ver quem é mais rápido. É um eopisódio muito bom que vale muito a pena e o mais importante, eu tenho em DVD (:


           Paralelo à série do Superman temos um filme que veio em 2006, Superman Brainiac Attacks. Brainiac chega a terra em um meteoro, Superman chega e o encontra roubando dados de computadores sobre armamaentos da LexCorp, após a luta, com Brainiac despedaçado Lex leva seus destroços ao seu laboratório na esperança de revive-lo para que os dois se unam e destruam Superman. O plano de Luthor seria que depois de derrotarem o Superman, ele conseguisse achar o ponto fraco de Brainiac e assim o expulsaria da Terra deixando ele livre para dominar outros planetas, esse foi o trato dos dois. No entanto o plano de Brainiac é um pouco diferente, ele pretende se voltar contra Luthor e dominar a Terra.


              Esse post ficou um pouquinho grande então ele terá uma parte dois e possivelmente uma parte três também. Abraços.

Por: Mika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário