sábado, 6 de dezembro de 2014

Cenário Brasileiro: Valente.

                         O quadro "Cenário Brasileiro" sempre trará uma HQ brasileira para divulgação. Adoro quadrinhos e fico feliz com a posição atual dos quadrinistas que temos. Como falei no post anterior temos o Fábio Moon e Gabriel Bá e esses são apenas dois de muitos outros. Hoje vamos falar sobre um rapaz que apanhou meu coração na mão, Vitor Cafaggi.
                         A proposta dele é divertida, uma coisa que não tem erro, começa que o Valente, personagem principal é um cachorrinho. Ok, aí ele já tinha me ganhado, mas muito mais que isso, a trama toda envolve o cotidiano de um adolescente muito confuso, seu cenário é a escola e todos os seus amigos são representados por animais diferentes. É interessante ver o autor distinguindo os personagens por meio dos animais, assim reforça a ideia de que todos somos diferentes e isso não é problema nenhum pra convivência social.
                       Agora, vamos falar um pouquinho do autor. Valente foi escrito por Vitor Cafaggi, orginalmente publicado em O Globo e no seu blog Puny Parker. Em 2011 Cafaggi começou a publicar coletâneas de tiras em um formato independente com os volumes “Valente para sempre” e “Valente para todas”, até que a Panini decidiu assumir sua publicação fechando com Cafaggi em uma história de quatro volumes. Os quatro já foram publicados aqui no Brasil, sendo dois os já existentes e mais dois inéditos “Valente por opção” e “ Valente para o que der e vier”.





                     A história do Valente começa onde começa a história de todo mundo, no colegial, ao longo das edições, acompanhamos um crescimento do personagem não só no quesito amadurecimento, mas no ritmo de sua vida, por exemplo a medida que surge um novo volume é uma fase nova de Valente que vemos, como o colegial, o a faculdade e etc. Ele é alguém confuso e indeciso, mas com certeza sua maior características é a insegurança. Cafaggi nos mostra como é o interior do ser um garoto, coisa que muitas meninas se questionam. Com isso notamos o porque de tantas pessoas estarem encantadas com a obra.
                     Valente tem uma trama peculiar por ser slice of life que mostra ao publico como é cotidiano vivido no interior de um garoto, seus amigos, as ideias sobre a vida e sobre a forma de lidar com garotas, sobre como a escola influencia no humor e sobre aprender com os erros que cometemos.

Por: Mika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário