segunda-feira, 1 de junho de 2015

MARVEL, VOCÊ ESTÁ DE SACANAGEM COM A GENTE?

      Na década de 90 a Marvel passou por maus bocados e quase foi à falência, mas grandes industrias como a Fox, Sony e Universal compraram os direitos cinematográficos dos Grandes sucessos da editora como o Homem aranha e os X-Men. Hoje depois de se reerguer e lançar uma nova moda de filmes de Super Heróis, a Marvel luta para recuperar o direitos de suas franquias para assim criar apenas um universo cinematográfico com todos os seus personagens. Ela até foi bem sucedida com a Sony que em comum acordo aceitou que o Homem Aranha entrasse nesse universo cinematográfico que Marvel criou, mas infelizmente não teve muito sucesso com a Fox, que retem os direitos do Quarteto Fantástico e dos X-Men e pretende continuar com a franquia.
      A resposta da Marvel para essa atitude foi um tanto "infantil", a ponto de começar a afastar esses títulos que estão em posse de outras empresas nos quadrinhos. Pode se dizer que tudo teve inicio em Vingadores vs Xmen onde a editora mostra um roteiro favorecendo totalmente os Vingadores, mostrando com alguns eufemismos que os mutantes são "o problema de tudo", aumentando assim o preconceito do Universo Marvel (que nós leitores sabemos que é muito) com os mutantes. Isso foi um tanto diferente das outras propostas da Marvel,que em suas sagas anteriores costumavam adotar a imparcializar e  mostrar que ambos os lados sempre tem seus pontos, acertos e erros.



      Em seguida veio a morte de Xavier que fez com que o mutante Ciclope virasse um grande vilão ao ponto em que os Vingadores precisassem ir atrás do dele com força total para prendê-lo. A partir dai os mutantes Além de virarem os novos"vilões" do Universo Marvel vemos também o desencadear de acontecimentos que começavam a afastar certos personagens das tramas principais. Como Wolverine que teve sua "morte", o Quarteto Fantástico que teve sua revista cancelada Deadpool que também estava caminhando pelo mesmo caminho de Wolverine, isso entre outros que não tomamos conhecimento. 

      Houve então a notícia de que os X-men iriam para o espaço se afastar totalmente do Universo Marvel central, para, pelo visto dar espaço para os Inumanos, que foram a saída para a Marvel de ter uma  novas raça seres superpoderosos, isso praticamente declarou que eles seriam os "substitutos dos mutantes" no universo cinematográfico, e agora a triste noticia de que Os mutantes e o Quarteto Fantástico foram excluídos. 

Pôster Promocional da Marvel - ANTIGO-


Pôster Promocional da Marvel -NOVO-


      Sabemos que a editora faz seu marketing e que tem um grupo em pensamento constante sobre o futuro da imagem da editora, mas esse tiro com certeza saiu pela culatra. Vemos nesse ato um total desrespeito com os fãs não só desses dois grupos que são muito importantes para o universo como para todos os leitores, imaginem se esse tipo de mudança estratégica vira moda? Tudo bem que se algo vai melhorar o universo dos quadrinhos é comum que seja aceito, mas o que vemos aqui é um caso a parte, é quando o universo do cinema começar a ditar as regras nos quadrinhos que são a FONTE (ou pelo menos deveriam ser) de todas essas historias. É algo totalmente errado e uma demonstração de que a editora realmente perdeu todas suas noções e que os fãs de quadrinhos não são mais nada para ela. 

       Esse é um apelo de um fã que não quer ver personagens tão queridos seus irem para à berlinda e serem esquecidos. Nunca fomos de julgar uma ideia antes de suas consequências mas nesse caso em especial já dá pra saber que de uma forma ou de outra elas serão desastrosas.
Quando se fala em X-Men, se pensa em todos os preconceitos que uma raça ou mesmo pessoas individuais sofreram, e ver eles todos os dias lutando e sendo reconhecidos como Super Heróis deu força pra muita gente. 
       Se você cortar essa fonte de força, sobra apenas o sentimento vazio de que a luta de quem acreditou nesse aspecto que a editora quis mostrar não significou nada e que o no fim o preconceito realmente vencerá.
        Então terminamos esse artigo com a pergunta:
 "Marvel, se os mutantes não significam nada para essa editora, então as minorias não significam nada para o resto do mundo?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário