terça-feira, 10 de novembro de 2015

Análise QD: Multiversidade: Superiores

       Não é de hoje que vemos histórias em quadrinhos brincarem com o contexto histórico de eventos mundiais, essa é mais uma dessas HQs onde isso acontece. A bola da vez é o Nazismo e a Segunda Guerra mundial, Morrison nos mostra uma possibilidade de ver como seria o mundo dos super heróis se Superman tivesse aterrissado seu foguete nos arredores da Alemanha (no período em que suas histórias começaram a ser feitas, em 1939, data oficial do início da Segunda Guerra )


      Na história, Hitler é retratado da mesma forma que o vemos ser em paródias ou relatos, grosseiro, vulgar e maléfico. Morrison acusa a hipocrisia do ditador, que aceita um individuo de uma outra raça, literalmente alienígena apenas porque o poder deste lhe convém; ao mes
mo tempo que subjuga homens e mulheres de seu próprio mundo por suas etnias, raízes e crenças.


    Com Superman ao seu lado ele ganhou muito mais respeito e devoção dos jovens que se uniram a seu partido, fazendo com que por medo ou idolatria seu exercito só aumentasse cada vez mais. Mas nem tudo eram flores, em uma realidade onde os personagens estão em constante guerra, acidentes acontecem e aqui o pontapé inicial foi a morte da Overgirl. Algo que mudou pra sempre o psicológico de seu primo Kal.

     Essa edição fala sobre o que aconteceu com a Alemanha depois de Hitler ter "ganhado" a Segunda Guerra Mundial, e é possível notar que muita dor e magoa perdurou mesmo entre os que o apoiaram. Os super heróis entendem que seus ancestrais viveram essa época e sofreram com ela e alguns mesmo estando alí não aceitam o passado que aconteceu.
     Notamos logo de cara que a personalidade e caráter dos super heróis aqui muda completamente, claro que a essência de cada um continua a prevalecer, mas é visível que os movimentos de todos os heróis são frios e calculados, como se tivessem perdido a fagulha que brilha dentro deles e tivessem alí apenas para cumprir uma obrigação.


     Lethering é um opressor sem limites, Homem Submarino é um homem que sofre calado de rancor pelo que foi feito com seu povo, Brunilda é uma amazona dura e não aceita fraquezas. O que sobrou do povo americano que age como uma resistência se chama Combatentes da Liberdade, Tio Sam é o capitão dessa equipe.
    Um dos Integrantes da Legião Sivana do Mal, invade essa terra para fazer experiências com alguns habitantes, dando à resistência super poderes para que possam combater igualmente o Super Reich, usando ciência e magia, Sivana faz mutações nos participantes da resistência para que a luta entre os lados perdure até que algum dos lados extermine outro, assim se tornaria mais fácil esta Terra de ser conquistada se os heróis já tivessem travado batalhas exaustivas antes.
    Ao mesmo tempo vemos o único homem que ainda parece ter valores enquanto lida com o poder, o Overman ter uma crise existencial, pela situação em que seu mundo se encontra, não importa em que lugar, qual o contexto ou qual época, Kal-el sempre será um ser diferente. E isso não se deve ao fato de ele ser alienígena, de alguma forma o Superman carrega dentro de si a verdadeira esperança.

Nota:

Fuck yeah!
Awesome!
Nice.
OK.
Tem que benzer.

E por isso a nota de Multiversidade: Superiores é...



AWESOME!

Nenhum comentário:

Postar um comentário