sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cenário brasileiro: Fábio Moon e Gabriel Bá.

              Sempre que estou triste acabo indo as compras, você pode até achar besteira mas gente, é terapia. E como as melhores coisas da vida nos acontecem por acaso, estava eu andando triste por uma livraria, procurando o objeto que iria mudar o meu humor. E mudou, acontece que foi permanentemente.
Vi um livro com uma capa fofa então decidi experimentar, como na época eu andava rebelde o título vinha bem a calhar: Crítica. 



Normalmente eu tenho preconceito com os graphic novels brasileiro, mas como disse, isso iria me mudar permanentemente. Então eu encontrei esse comic book feito por dois caras que eu nunca tinha ouvido falar, Fábio Moon e Gabriel Bá. Decidi levar pra casa, não era caro e se eu não gostasse podia dar de presente pra alguém, whatever.
Esses dois me pegaram de jeito, a partir daí começou minha caçada por tudo que eles publicavam, é ela dura até hoje. Aqui na minha cidade é meio difícil de conseguir as coisas então eu tenho oito das graphic novels que eles lançaram.
É uma leitura prazerosa e filosófica que ao mesmo tempo que te faz oensar na vida te faz estar feliz por a sua está como está. Claro que algumas histórias são tristes e nem todas acabam bem, mas sempre achei que vale a pena.
Em 2011 eles ganharam o prêmio Eisner por melhor série limitada com Daytripper, que é o trabalho mais famoso deles, foi publicado pela Vertigo.


Fábio Moon e Gabriel Bá são quadrinistas brasileiros nascidos em São Paulo em 05/06/1976. São dois dos mais premiados quadrinistas brasileiros da atualidade. Já publicaram trabalhos nos Estados Unidos, Itália e Espanha. Foram os primeiros brasileiros a ganham o Prêmio Eisner de quadrinhos.

Curiosidades: Nãoa é só porque são gêmeos que as coisas tem de ser iguais, além do visual,há outra característica interessante sobre eles. O Gabriel só desenha de caneta e prefere fazer o roteiro das histórias, ele leva a filosofia para um lado mais alegre da coisa. Já o Fábio domina a arte de pincél e nanquim e prefere desenhar, ele diz em Fanzine que seus textos são tristes demais, por isso não faz roteiros com tanta frequancia quanto o irmão

Eles tem um blog onde eles contam um pouco sobre o trabalho deles e como é o processo de criação, edição, coloração entre outros. Muito amor não é?
O site é esse aqui:
http://10paezinhos.blog.uol.com.br/

Por: Mika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário