segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

HQs que viraram filmes e você provavelmente não sabia.

         No post de hoje decidimos fazer um apanhado de HQs que viraram filmes que não são tão conhecidas assim. Você já assistiu a algum filme e pensou "cara como seria isso se fosse um livro ou hq?". Então, talvez ele seja! 


           Vou começar com uma que eu tenho um particular apreço, Ghost World. Ghost World é uma Graphic Novel escrita por Daniel Clowes, originalmente foi publicado nas edições de 11 a 18 em junho de 1993 a 1997 no compilado de histórias em quadrinhos feitas por ele na série Eightball. Teve sua primeira publicação como livro em 1997.
           É do genero slice of life e carrega consigo uma forma muito peculiar de critica cínica e pseudo intelectual demonstrada por meio do humor ácido de duas adolescente recém formadas no ensino médio. O Graphic Novel foca  na transição do adolescente para o adulto e as tensões que envolvem esse quadro da vida.
            O filme de Ghost World )aprendendo a viver - título brasileiro) foi roteirizado em 2001 por Terry Zwigoff. Em seu elenco trás Thora Birch, Scarlett Johansson e Steve Buscemi. O Graphic Novel foi publicado no Brasil apenas 22 anos após seu lançamento e teve seu título alterado para "Mundo Fantasma". 


   
            Agora um filme bastante conhecido, principalmente depois de seu protagonista ter participado de um papel super importante nos cinemas no cenário dos quadrinhos. Estamos falados de Wanted.
                Wanted foi uma Hq escrita Por Mark Millar e saiu originalmente em sete edições. O filme e a hq tem pouco em comum, principalmente quando falamos sobre os "vilões" a serem encontrado, mas a premissa é a mesma, um cara com um emprego horrível se sentindo completamente infeliz percebe que sua vida tediosa não precisa ser assim para sempre uma vez que descobre ser filho de um ods maiores assassinos do mundo. 
                O filme foi lançado em 2008 com a tradução do título "O Procurado", foi adaptado por Chris Morgan, Michael Brandt e Derek Haas e em seu elenco encontramos Angelina Jolie, James McAvoy e Morgan Freeman.



    Agora vamos a quebra da regra, Coraline foi originalmente um livro, que virou filme que posteriormente foi adaptado aos quadrinhos. Conta a história de uma garotinha que se muda com sua família para uma casa no campo, um lugar pacato longe da cidade. Acontece que criança em lugar parado raramente da certo então logo Coraline se via o tempo todo com tédio e se via frustrada por seus pais trabalharem o tempo inteiro. A menina sempre acostumada a usar a imaginação não percebe quando rompe a fronteira do real e do imaginário que pode meter essa pimentinha em grandes confusões. 
        A hq original foi escrita por Neil Gaiman o famoso cara das filosofias como já mais do que provado em Sandman. Agora ele nos trás um enredo mais doce e infantil mesmo assim não perdendo toda a seriedade e perigo. O filme é um stop motion e foi lançado em 2009. Roteirizado por Henry Selick e o próprio Neil Gaiman. Coraline é dublada pela Dakota Fanning, a melhor escolha possível na minha opinião.
O livro foi lançado em 2002 e o quadrinho em 2009.


          Outro muito interessante também é The Surrogates, uma HQ publicada em 2005 por Robert Venditti. A história fala sobre um futuro onde casa homem possui uma espécie de máquina que serve como seu avatar para viver em sociedade, assim as pessoas não precisar correr riscos mundanos e sempre estão no conforto de sua casa enquanto seu avatar anda pelo mundo seguindo seus comandos. A graça é o que o seu avatar pode ter a aparência que você quiser o que deixa a coisa com um ar completamente mecânico já que as pessoas não podem ver seu rosto e sim o rosto que você criou para sí. Isso dominou tanto o mundo que as relações de trabalho e amorosas também são concretizadas através dessas máquinas. Em 2009 o sucesso da HQ foi tanto que os produtores decidiram fazer um filme do mesmo nome, aqui no Brasil veio como Substitutos, estrelada por Bruce Willis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário